FUTEBOL

O PRIMEIRO TIME DE FUTEBOL DE JUAZEIRO - Senhorzinho Ribeiro

O primeiro time de "Football Association" do Juazeiro, foi o "Joaseiro Futebol Clube", formado em 15 de Janeiro de 1927, por um grupo de desportistas da terra, nas pessoas de Júlio Gomes, (Presidente), João Tenório de Assis, (Secretario), Fauser Jereissati, Agaúço Oliveira, Jose de Almeida e Didi Melo.
O material do time (bola, camisas, calções, meiões, apito, etc.) foi comprado graças aos membros da diretoria que se cotizaram. As cores das camisas eram verde e branco, bem largas, (na vertical). Os meiões eram de cor idêntica às cores das camisas o os calções eram brancos.
Tao logo foi formada a diretoria, os membros da mesma, cm comissão, foram à casa do Padre Cicero solicitar-lhe um terreno para que fosse construído o campo.
O terreno que generosamente foi doado pelo Padre Cicero para tal fim, localizava-se na Rua do Seminário, onde depois funcionou a Usina Zé Bezerra de Menezes.
No campo não havia muralha, o alambrado era de corda. O Joaseiro Futebol Clube não foi bem sucedido no início das suas atividades, não! Compunha a onzena: Mamede, Fauser Jereissati, Lauro Pereira, Ti Jorge, Honorato, os filhos de Possidônio de Almeida, Didi Melo, Chita-Fina e Hercílio Matos.
Depois de um mês de treino, o time jogou a sua primeira partida com o Crato Atlético. E o resultado foi favorável ao time da "Princesa do Cariri", que ganhou o jogo de dois a zero.
Apesar da derrota, o time de Juazeiro continuou treinando, não desanimou. Foram contratados dois jogadores de Garanhuns, Sibito e Papa-Vento, ambos muito bons de bola.
Em fevereiro daquele ano, o Cariri Futebol Clube de Barbalha jogou aqui e o resultado foi zero a zero. O nosso time formou com Mamede, Sibito, Papa-Vento, Chita-Fina, Didi Melo, Agaúço, Generino, Honorato, Lauro Pereira, Ti Jorge e Hercílio Matos.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA


Imagem do Palestra Esporte Clube, o segundo time de futebol de Juazeiro do Norte, fundado pelo desportista João Araújo, (sem data, provavelmente anos 40). Formado para jogo, no antigo campo existente na atual praça Leandro Bezerra (antigo Quadro da Clayton, e Praça dos Ourives – Franciscanos). Alguns são identificados: (Na fila do meio, da esq. para a dir.: Ananias Araújo, Mascote e José Gonçalves Magalhães; Outros craques a serem reconhecidos: Chico de Adones, Mário de Telvina, Parali, Raimundo Amazonas, Raimundo Galinha d´Agua, Moacir de Gino. (Foto do Arquivo de Raimundo Araújo, cedido gentilmente.) (Renato Casimiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário